Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Congresso de Tecnologia da Informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

III Congresso de Tecnologia da Informação

Confira informações sobre o III Congresso de Tecnologia da Informação que ocorreu de 1 a 3 de junho de 2023.

  • Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h56
  • Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h56

A terceira edição do Congresso de Tecnologia da Informação foi realizada no Câmpus Passo Fundo do IFSul no período de 1 a 3 de junho de 2023. Foram mais de 400 ouvintes que tiveram a oportunidade de participar das inúmeras atividades do evento, superando as projeções iniciais.
Foram ofertas 27 atividades, entre elas: duas sessões técnicas nas quais foram apresentadas os dezoito artigos científicos pré-selecionados pelos revisores, 5 palestras, 12 oficinas, maratona de lógica, painel de debate, III Treinamento em Identificação Monitoramento e Manejo de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno, III WorkShop: Desenvolvimento de ferramentas para o suporte à tomada de decisão no manejo de afídeos-BYDV em trigo e 6 atividades do 1º IFSul Arena Game.
Nessas atividades foram exploradas diversas ferramentas e conceito computacionais, como inteligência artificial, técnicas para
codificação de programas, governança da internet, robótica, internet das coisas e a demonstração de softwares para auxiliar a tomada de decisão no manejo de pragas na agricultura.

Na cerimonia de abertura foi divulgado o Acordo de Cooperação técnica entre IFSul Campus Passo Fundo, Embrapa Trigo e UPF: este acordo de Cooperação Técnica objetiva a integração de esforços entre as essas três instituições para a execução de atividades conjuntas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a finalidade de desenvolver e validar ferramentas para monitoramento e tomada de decisão para manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos. O Acordo terá vigência pelo prazo de 3 (três) anos.

Este Congresso foi uma ação de extensão idealizada e executada pelo Grupo de Professores da informática, técnicos administrativos e a direção do Campus Passo Fundo.
Agradecemos a parceria da Embrapa Trigo e Universidade de Passo Fundo na organização do III Treinamento e III WorkShop e aos apoiadores do evento: TN3 Soluções em TI, Computer ID - Soluções em Informática, Atua Sistemas de Informação, Compass UOL, Veplex Sistemas de Informação, Sociedade PoloSul, Sociedade Brasileira de Computação - SBC, Coprel Telecom, KLM Informática, Germânias Hotel, Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, Sociedade Educacional Três de Maio, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária - FAPA, Cooperativa Central Gaúcha - CCGL e Fundação ABC.
Agradecemos também a comissão organizadora, direção e voluntários pelo excelente trabalho de planejamento e execução desse projeto de extensão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página