Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul realiza evento sobre os 10 anos da Assistência Estudantil

IFSul realiza evento sobre os 10 anos da Assistência Estudantil

A data faz referência ao decreto nº 7234 de 2010, que passou a destinar às instituições de ensino federais os recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

• Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 18h48
  • Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 20h52

O próximo dia 10 de dezembro será marcado por um evento que busca lembrar os dez anos do decreto 7234/2010, que possibilitou ao IFSul acessar recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para implementar as iniciativas de assistência estudantil na instituição. Além de trazer relatos de estudantes beneficiados e servidores envolvidos na área, as atividades online programadas para os três turnos ainda contarão com reflexões e apresentação de dados coletados ao longo de uma década.

Entre os benefícios da assistência estudantil no IFSul estão a cesta básica, auxílios alimentação/ transporte/ moradia/ material escolar, bolsa única, auxílio emergencial temporário, inclusão digital ou atendimento especializado na modalidade presencial ou online – escuta sensível com pedagogo, enfermeiro, psicólogo ou assistente social.

> Acesse aqui o formulário de inscrições para assistir ao evento

A programação começa às 9h, com a presença do reitor, Flávio Nunes, do pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, e da chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil, Liliane da Costa Ores. O evento será aberto a toda a comunidade e transmitido pelo canal IFSul Transmissões no Youtube. Confira abaixo a programação completa.

Depoimentos de estudantes e egressos sobre a importância da assistência estudantil

Estudantes que têm ou tiveram algum apoio da assistência estudantil também poderão participar do evento através de vídeos com depoimentos que podem ser enviados aos organizadores do evento. O IFSul pergunta: a assistência estudantil fez diferença na tua vida? Se a resposta for sim, grave um pequeno vídeo e ajude a contar essa história tão importante para a instituição.

>Clique aqui para acessar o formulário de envio do seu vídeo

Podem participar estudantes e egressos. No formulário, além da inscrição, estão algumas orientações para a gravação do material e envio. Em caso de dúvidas, envie e-mail para cae@ifsul.edu.br, com o assunto VÍDEO DEPOIMENTO 10 ANOS DA AE IFSUL.

Confira a programação completa:

ENCONTRO COMEMORATIVO AOS 10 ANOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFSUL

10 DE DEZEMBRO 2020 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ:

9h Abertura Reitor Flávio Barbosa Nunes, Pró-reitor de Ensino Rodrigo Nascimento da Silva  e Chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil Liliane da Costa Ores

9h40min Poema Trem da Vida - Autoria Carlos Alexandre da Silva Botelho (Estudante Câmpus Avançado Jaguarão)

9h50min Painel: Estudante usuária Daniane Muniz Veiga (CâmpusBagé),  estudante egressa Alana do Amaral dos Santos (Câmpus Sapiranga)e representante do movimento estudantil Daniel Machado Marques Schilling (Vice-presidente do Grêmio Estudantil do Câmpus Sapucaia do Sul).

10h30min Debate aberto.

Mediação e Síntese:KatiusseAlves - Assistente Social do Câmpus Sapiranga

TARDE:

14h Vídeos com depoimentos.

14h15min Estudante usuária Stefani dos Santos Borges Nunes (Câmpus Santana do Livramento),estudante egresso Rodrigo Freitas (Câmpus Bagé), Coordenador de Curso Ruhan Conceição (Câmpus Avançado Jaguarão), Frantchesca Premerli Dias (Entidades Estudantis Câmpus Pelotas-Visconde da Graça).

15h30min Debate aberto.

Mediação e Síntese: Paula Mrus Maria - Assistente Social do Câmpus Passo Fundo

NOITE:

19h Apresentação musical em vídeo: Estudante Renata Rodrigues (Câmpus Avançado Jaguarão)

Painel 1

Histórico da Assistência Estudantil no Brasil - 19h15min Leonel da Luz Antunez (Reitoria)

Histórico da Assistência Estudantil no IFSul - 19h35min Denise Cernicchiaro (Assistente Social do Câmpus Charqueadas), 19h55min Ionara Soveral Scalabrin (Pedagoga Câmpus Passo Fundo).

Painel 2

Escuta Sensível no atendimento online: Uma estratégia de enfrentamento às dificuldades impostas pela pandemia - Rede de Apoio Multidisciplinar - 20h15min Rovena Batista Severo (Psicóloga do Câmpus Pelotas)

20h35min Mediação e Síntese: Liliane da Costa Ores - Psicóloga e Chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil e Renata Rodrigues( Estudante Câmpus Avançado Jaguarão)