Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Proex conclui cronograma de visitas a câmpus do IFSul

Proex conclui cronograma de visitas a câmpus do IFSul

Ações já concluídas e as que ainda serão realizadas foram tratadas com a comunidade

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 11h10
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2015, 15h49
imagem sem descrição.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), através do Departamento de Ações Inclusivas; Coordenadoria de Fomento às Ações Inclusivas; Coordenadoria de Cultura e Coordenadoria de Interação com a Sociedade, concluiu a agenda de reuniões em todos os câmpus do IFSul. Por meio de um cronograma de visitas planejado junto aos câmpus, os representantes da Proex se reuniram com os servidores, entre o final de maio e início de julho, para apresentar as ações de inclusão, cultura e economia solidária, bem como ouvir as demandas de cada lugar, traçando metas para ações futuras.

Entre os assuntos apresentados,  destacam-se as ações inclusivas e o protagonismo das pessoas na perspectiva da construção da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul; a parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders); o III Concurso Literário na temática afro-brasileira do IFSul; as ações dos núcleos nos câmpus e a divulgação dos eventos promovidos pela Proex no segundo semestre de 2015.

A chefe do Departamento de Ações Inclusivas da Proex, Andreia Colares, elogia a receptividade dos câmpus: “Agradecemos a todos os colegas pela acolhida fraterna que tivemos, pela construção que juntos estamos realizando e pela oportunidade de vivenciar a cultura de cada lugar. Este é o nosso IFSul, da diversidade, da inclusão, da cultura e da economia solidária”.

Com relação à Cultura, os encontros tiveram como objetivo reunir os interessados nessa área para pensar em atividades que podem ser realizadas no instituto em parceria com a comunidade, identificando demandas que busquem uma maior integração entre o instituto e secretarias de cultura, comunidades tradicionais, como quilombos, entre outras. Também houve a divulgação do 1º Encontro de Cultura do IFSul, que ocorrerá em setembro deste ano.

Para a coordenadora de Cultura, Sandra Corrêa Vieira, é preciso potencializar as atividades relacionadas à cultura em todos os câmpus do IFSul. “Dessa maneira será possível colocar a cultura como parte integradora do currículo, fazendo articulações entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, observa.