Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Filme alemão Edukators é o destaque da última sessão exibida no semestre pelo projeto Ponto de Vista-Ciclo de Cinema e Design
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Filme alemão Edukators é o destaque da última sessão exibida no semestre pelo projeto Ponto de Vista-Ciclo de Cinema e Design

Filme traz a história da estudante Jule, que causa um acidente atingindo a limusine de um milionário.

  • Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2015, 15h14
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2015, 09h20

A produção alemã Edukators (2003) marca o encerramento da última sessão exibida neste semestre pelo projeto Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design. O filme está marcado para esta sexta-feira (3), às 16h, no auditório Enilda Feistauer do câmpus Pelotas, com entrada franca.

Dirigido por Hans Weingartner e elenco estrelado por Daniel Brühl, Julia Jentsch e Stipe Erceg, Edukators é o último dos oito filmes escolhidos pelos organizadores do projeto para abordar a temática "Contracultura - ruptura, complexidade, diversidade".

O filme envolvente vale tanto pela sua forma quanto pelo seu conteúdo, marcado por bons diálogos, direção de atores eficiente e trilha sonora envolvente. Segundo um dos idealizadores do Ponto de Vista, professor Alexandre Vergínio Assunção, Edukators foi um grande sucesso em seu país de origem e merecia maior visibilidade no Brasil.

“Sem dúvida, não é filme que se deva deixar passar despercebido”, destaca.

Edukators Logo, ela descobre que dois amigos seus estão invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Então, Jule convence Jan, um dos amigos, a visitar a casa do milionário do acidente.

A narrativa sustenta-se em diversos pontos de releitura sobre a atitude do homem em seu contexto social de organização contemporâneo e o coloca como causador de suas mazelas, das agonias e tristezas provocadas pela sua falta de organização.


O diretor Hans Weingartner joga com a visão de mundo dos personagens e proporciona momentos de discussão sobre o capitalismo e o socialismo, através dos embates entre os amigos e o empresário que eles sequestram. São essas algumas das passagens mais interessantes de todo o filme. Nota-se que eles passam da inflexibilidade ao relativismo em suas opiniões e demonstram não serem tão diferentes do homem que condenam inicialmente por sua riqueza "excessiva".

 

Desde 2012, quando foi criado, o Ponto de Vista vem trabalhando diversos assuntos. Sobre o do primeiro semestre deste ano, Assunção diz que o objetivo é relacionar o design com os diversos comportamentos da sociedade, em diferentes épocas. Entre agosto e dezembro, entrará em cena uma outra lista de filmes, que abordará uma nova temática, ainda a ser definida pelos idealizadores do projeto.

Quem quiser acompanhar as novidades do projeto, uma excelente alternativa é a fanpage do Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design no Facebook. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

registrado em:
Assunto(s): design , cinema , edukators , extensão , pelotas.
Fim do conteúdo da página