Exposição Fotográfica: “19 – O Cotidiano em Tempo de Pandemia”
Mostra estará aberta ao público na Biblioteca do Câmpus Passo Fundo do IFSul entre os dias 20 de outubro e 7 de novembro
Há cerca de cinco anos, fomos obrigados a lidar com um novo normal. Tivemos que encarar um mundo onde o contato era proibido e a máscara, obrigatória. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. Quais vivências e impactos esse período trouxe para o nosso cotidiano, enquanto indivíduos e como sociedade?
Em preparação para o CRIART 2025, que ocorre no dia 30 de outubro, a Biblioteca do Câmpus Passo Fundo do IFSul apresenta a Exposição Fotográfica “19 – O Cotidiano em Tempo de Pandemia”. O projeto, idealizado pelo fotógrafo e professor de História Roberto Sander (@proroberto), busca retratar a experiência da sociedade passofundense durante a pandemia de Covid-19. Por meio de imagens autorais, a exposição apresenta, sob uma perspectiva documental, diferentes recortes do impacto da crise sanitária no cotidiano, abordando desde as medidas de isolamento até a ressignificação dos espaços urbanos e domésticos.
A pandemia provocou profundas transformações nas relações humanas e na forma como nos conectamos com o mundo. “A gente não quer lembrar, mas não pode esquecer.” Só em Passo Fundo, mais de 800 pessoas perderam a vida em decorrência da doença. Nesse contexto, a exposição propõe contribuir para a preservação da memória desse período histórico por meio da fotografia, incentivando o diálogo e a reflexão sobre os impactos individuais e coletivos da pandemia.
A Exposição Fotográfica “19 – O Cotidiano em Tempo de Pandemia” é um projeto itinerante e está aberta ao público. A mostra pode ser visitada na Biblioteca do Câmpus Passo Fundo do IFSul entre os dias 20 de outubro e 7 de novembro.
Redes Sociais